Hoje deu vontade de escrever pra ninguém ler

Dani Ribeiro
3 min readMay 14, 2024

--

Eu gostava tanto daqui. Esse layout limpo pra escrever, sem aquelas propagandas horrendas ou aquelas mil cores saltando nas pupilas. Aí perdeu a graça. Na verdade, fizeram perder a graça. Por causa de grana. Monetiza, assina, paga aqui, paga acolá e as nossas boas experiências seguem reduzidas ao efêmero e sem constância que parece abarcar boa parte das vivências que a gente anda acumulando no dia a dia. PORRA! Tudo se resume a esse cansaço de existir, junto com um desejo quase desmedido de acumular. Uma semana de ausência do trabalho do tripallium e sinto minha alma leve, cheia de desejos e de realizações, que são apagadas com um assujeitamento de nós mesmos dia após dia. Onde estão os meus sonhos, minhas vontades, meus desejos? Aquela vontade imensa de largar tudo e sair viajando pelo mundo com uma mochila? Acabou? Morreu em nome de uma suposta estabilidade que parece seduzir os olhos e a mente, mas que mata o coração aos poucos. E é isso. Pouco a pouco a gente vai deixando de sonhar, deixando de viver, deixando de amar, deixando de correr, deixando de malhar, deixando de tomar um café com a mãe, deixando de rir com os amigos de tarde. Que porra de vida é essa que a gente está construindo e em nome de que? Eu passei bem uns três meses indo pro trabalho todo dia e dormindo por fins de semana inteiros para recuperar a energia e tentar não enlouquecer. Fins de semana que eu preciso me forçar a levantar, ir ao parque, levar meu cachorro pra passear e ver um ou outro amigo que ainda me telefona ou que ainda aceita sair comigo (porque tá difícil). Depois dos 30 tudo se resume a um núcleo familiar que você criou: marido, namorado, filhos…. E se tu não girou junto com a roda, está fadado a enfrentar uma solidão silenciosa que te afunda na cama em uma maratona infinita de seriados e seriados y dates que nunca dão certo. Na mosca! Encontros com pessoas que não estão interessadas em construir vínculos profundos, apenas embarcar em relações esvaziadas de presença só pra dar uma trepadinha sem o menor vínculo emocional. Cansa. Porque já não basta estarmos cansados de telas, exposição das pessoas e catástrofes climáticas y tanta coisa, o amor e vínculos profundos nos são negados todos os dias…… Meio sem paciência pra desenvolver esse tema, especialmente quando ninguém se interessa.

Imagina! Eu trabalho com coisas que ninguém se interessa: tipo aulas. Dou aulas e é comum ver os olhares de desinteresse de pessoas para o que eu falo. E poxa, eu me esforço, acho que sou uma professora legal. Leio, busco mais coisas, mas tá tudo desinteressante quando você tem em uma tela as possibilidades de encontrar o que você precisa. Imagina só com adolescente? É o fim. Queria voltar a ser adolescente. Esse descompromisso com as coisas, esse ódio do mundo que pode ser manifestado sem ser mal interpretado e essa falta de consciência da própria vida é tentadora demais… Inda mais quando passa dos 30, quando tudo custa mais do que mil reais e é preciso engolir caladinha as micro e gigantes agressões que a gente passa todo dia. São como sujeirinhas e sujeironas que a gente joga para os recônditos do nosso ser escondendo as poeiras emocionais que com o tempo se tornam grandes pedras: travando a mente y travando o corpo y travando o espírito.

Por isso que a gente tem que orar, ir pro yoga, pra musculação, tem que correr, tem que malhar, tem que rir um pouco de si mesmo, tem que encontrar os amigos pra FALAR MUITA MERDA e tem que buscar uns alívios que não causem tanto dano à saúde ou à consciência tipo álcool, cigarro comida bem gordurosa e essas coisas que a gente gosta. Ambições, ambições….. É tudo um terreno cheio de relevos inconsistentes entre a vontade de largar tudo e a vontade de ter muito mais…….

Eu gostava de vir aqui.

De vez em quando é bom gritar pelas palavras.

--

--

Dani Ribeiro

antropóloga no boteco e tchutchuca no bistrô. Fã de arte, de cultura e da trivialidade da vida | danielesouzarp@gmail.com